SOBRE CÃES E HUMANOS

Muitas mudanças ocorreram nas últimas duas décadas no convívio entre os humanos e os cães de áreas urbanas.

Os cães tornaram-se membros das famílias, ocupando um espaço próprio dentro dos lares, porém este contato mais próximo começou a nos revelar alguns problemas típicos das relações interespécies.

Desde tempos remotos que a influência do convívio diário com os humanos tem alterado as características e atitudes dos cães, a este processo chamamos de domesticação. No entanto falhas na comunicação acabam por criar inúmeros problemas comportamentais naqueles que deveriam ser os nossos melhores amigos, por isso a importância de falarmos abertamente sobre educação canina.

A educação de um cão é fundamental para sua saúde e bem-estar e este processo não pode limitar-se apenas ao animal, deve estender-se a todos os moradores da casa. Com a finalidade de ter um cão equilibrado, é preciso criar uma estrutura de condicionamento para o dia a dia, estabelecendo limites e valorizando os hábitos corretos (dos donos e dos cães).

Educar é aprender a conhecer e entender melhor os cães e suas necessidades reais, é por isto que na EasyDog dizemos que: "Cão Educado é Cão Equilibrado".

image.jpg

PORQUE É IMPORTANTE EDUCAR SEU CÃO

Assim que o cachorro chega em nossas casas ele já começa a ser educado, se ele será bem ou mal educado a responsabilidade será dos seus tutores. Acreditar que o cão tomará boas decisões por conta própria é tão irresponsável quanto permitir que uma criança possa sair à rua sozinha ou então ficar o dua inteiro em casa sem a supervisão de um adulto. Cães não nascem sabendo, não se auto educam, muito menos podem viver junto de nós sem entender que em nosso mundo existem regras e que se estas não forem respeitadas haverá consequências.

Cães sem limites destroem objetos, pegam coisas que não deveriam, fogem diante de portas abertas, fazem suas necessidades em qualquer canto da casa, latem o tempo todo, pulam nas pessoas, não obedecem ninguém, não respeitam o espaço das visitas, puxam seus condutores pelas ruas, mordem outras pessoas ou cães e até mesmo seus tutores, enfim a relação fica insustentável.

Na EasyDog além de educar também treinamos a mente calma do seu cão. Sem conhecimento a maioria das pessoas mais estimulam do que acalmam seus cães, criando assim as condições ideais para um cão extremamente reativo e inquieto. Precisamos refletir seriamente sobre a equivocada ideia de que feliz é o animal excitado e entediado é aquele que reage de maneira equilibrada aos diferentes estímulos e ele apresentados. O conceito de felicidade varia entre as diversas culturas, por exemplo, no ocidente ela está mais associada aos estados de excitação e euforia, já no oriente equivale mais a um estado contemplativo e sereno. Então surge a dúvida: é felicidade ou inquietude?Ensinar seu cão a não fazer nada, principalmente quando você estiver por perto é um grande desafio. Porém o primeiro passo será dado apenas após aceitarmos que existe uma grande diferença entre agitação e felicidade. Tendo esta consciência a relação tende a ser mais equilibrada e os treinos mais produtivos.


Maiores causas de problemas comportamentais

  • Falta de comunicação clara. Sim! Os cães não entendem tudo aquilo que falamos.

  • Projetar suas carências no cão.

  • Dar muito amor e nenhum limite.

  • Socialização incorreta.

  • Não corrigir as atitudes inadequadas.

  • Não permitir que o cão tenha um canto para relaxar.

  • Fazer da sua presença o evento do dia para seu cão.

  • Tornar seu cão o centro das atenções.

  • Dar muito espaço e nenhuma supervisão ao filhote.

  • Achar que o cão ficará mais calmo depois de castrado.

  • Acreditar que com o tempo o cão ficará menos agitado.